Baixo custo do KW nuclear: uma falácia

O pessoal político parece começar a tomar consciência do significado de duas coisas e da respectiva gravidade: “ter uma velha central nuclear próximo de Portugal” e “construir um depósito de armazenamento dos resíduos nucleares” no mesmo sítio. Depois de o ministro do Ambiente ter declarado que “o governo não está a fazer nada para pressionar Espanha” sobre Almaraz (sob o miserável pretexto que “Espanha tem toda a autonomia”), parece agora que vão “pedir explicações” sobre a construção do depósito de resíduos junto a Almaraz.
Por seu turno, Catarina Martins disse – e com razão, pois confirma o que muitos dos que investigaram há muito demonstraram- que o argumento da “electricidade barata” sendo nuclear é uma falácia. Mas o argumento dela ficou curto, porque apenas menciona os custos (obviamente para a colectividade) de qualquer acidente nuclear, que, tomados em conta, agravariam o custo do KW nuclear.
usa-fugas-nas-cisternas-de-residuos
Imagem: EUA, fugas em seis cisternas de resíduos
Ora bem: NA AUSÊNCIA de qualquer acidente, os custos do KW nuclear já terão que incorporar 1) os custos (enormes, ainda não calculados completamente, por falta de… soluções satisfatórias) e 2) os custos do desmantelamento das centrais. Ora, NINGUÉM SABE actualmente FAZER esse desmantelamento e ainda menos quanto custará. Há em França uma central em curso de desmantelamento… há 40 anos! Não acabado, e com a avaliação dos milhares de milhões de euros de custo a serem MULTIPLICADOS por 2 de 5 em 5 anos. “Electricidade Barata”, dizem? I-rres-pon-sá-veis!
dechets-nucleaires-journ-environnt
Trata-se apenas de armazenar os resíduos durante 100.000 a 300.000 anos… a 100 km de Portugal (Imagem: Journal de l’Environnement)
Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s