O Acontecimento

Aconteceu a América-EUA (não na América…). Acontecer quer aqui dizer a realização dum facto que exprime algo de essencial sobre uma realidade. É o sentido de “Ereignis“: expressão do Ser dum ser.

Muito boa gente tem-se lançado na especulação sobre o que vai ou não vai fazer o D. Trump agora presidente. Que o faça quem tem bolas de cristal. O facto importante já aconteceu, é uma realidade tornada visível pelo movimento dos votos: 50% dos cidadãos Americanos que votaram, apoiaram um discurso abertamente racista, xenófobo, homófobo, misógino.

Durante esse tempo, na Rússia, racismo, xenofobia em relação a todos os não-Russos e homofobia são verdades de Estado, apoiadas por mais de 2/3 da população.

crusader-kkk-trump

(The Independent: Klu Klux Klan officialy endorses Trump)

As explicações para depois, por favor, como também as previsões sobre o que aí virá. Ninguém relacionou a repartição da sociedade americana em duas metades, das quais uma abertamente racista, etc., com a divisão em partes iguais do eleitorado austríaco, ali ao voltar da esquina, onde quase exactamente 50% dos eleitores votaram no candidato de extrema-direita. Enquanto esperamos pela 3ª volta da eleição presidencial, ainda este ano.

1119-affiche-a

(“Amar a Pátria – Marroquinos = Ladrões”) Cartaz eleitoral do FPÖ. 2016)

Esse é o facto, repito, que nos dá a ver o estado das sociedades contemporâneas. Os USA têm hoje no poder um homem que fala dos imigrantes mexicanos como gado e como drogados, criminosos – ladrões, violadores -,  que advoga muros, deportações de massa, discriminação racial e religiosa… Os votos livres dos cidadãos disseram isso: A “América” deve “voltar a ser grande” (aumentar a despesa militar, usar a arma atómica quando necessário, tornar a ser “Branca” deportando os não-Brancos, isolar-se em relação à China…), e esmagar tod@s aquel@s que não perfilham a sua versão do “sonho americano”. Que ele o realize ou não (estou convencido que não pode levar tudo isso a efeito, por impossível), a declaração está feita. Nosso pesadelo.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s